A oração Salve Rainha foi escrita em 1050, pelo monge Hermano Contracto, no mosteiro de Reichenau, no Sacro Império Romano-Germânico (atual região da Alemanha) e é uma das orações mais famosas na religião católica.
Oração original Salve Rainha em português:
“Salve Rainha, Mãe de Misericórdia, vida e doçura esperança nossa salve!
A vós bradamos degredados filho de Eva.
A vós suspiramos gemendo e chorando neste vale de lágrimas.
Eia pois advogada nossa, esses vossos olhos misericordiosos a nós volvei,
e depois deste desterro, mostrai-nos Jesus, bendito fruto do vosso ventre,
ó clemente, ó piedosa ó doce e sempre Virgem Maria.
Rogai por nós Santa mãe de Deus, para que sejamos dignos da promessa de Cristo. Amém”
Prece Salve Rainha em Latim
“Salve, Regina, mater misericordiae
Vita, dulcedo, et spes nostra, salve.
Ad te clamamus, exsules, filii evae.
Ad te suspiramus, gementes et flentes
in hac lacrimarum valle.Eia ergo, Advocata nostra,
illos tuos misericordes oculos
ad nos converte.
Et Iesum, benedictum fructum ventris tui,
nobis post hoc exsilium ostende.
O clemens, O pia, O dulcis Virgo Maria.Ora pro nobis sancta Dei Genetrix.
Ut digni efficiamur promissionibus Christi. Amen”
Mais sobre a oração
Em 1050, não só a região da Alemanha, mas como toda a Europa, estava passando por uma fase muito difícil.
Diversos desastres naturais levaram a destruição das colheitas e com isso a quantidade de alimento para a população era pequena. Por este motivo, muitas pessoas estavam passando fome.
Além disso, as epidemias, a miséria, e as guerras pioravam ainda mais o cenário desta época. O monge Hermano Contracto, além de nascer em uma época extremamente difícil, também nasceu com alguns problemas de saúde. Nasceu com um problema de espinha bífida, fenda no palato, raquítico e disforme.
Já em idade adulta também enfrentava problemas para andar corretamente e tinha dificuldade para escrever.
Para deixar a situação ainda mais difícil, seus pais precisaram o entregar para a Abadia de Reichenau quanto havia completado sete anos, porque não tinham condições de continuar cuidando dele.
E foi neste lugar que Hermano passou o resto da sua vida.
Sua mãe, Miltreed, era uma mulher muito religiosa e, já em seu nascimento, consagrou Hermano à Mãe de Deus.
Por este motivo, desde pequeno foi criado com ensinamentos religiosos e em devoção a Ela. E anos mais tarde, Hermano chegou a ser mestre dos noviços no mosteiro de Reichenau e com 20 anos tornou-se monge beneditino.
Apesar de sua dificuldade com a escrita, era muito inteligente e dedicado aos estudos. Escreveu diversos livros, entre eles livros sobre astronomia, teologia, matemática, história e poesias em latim, grego e árabe. Mas, tragicamente, precisou parar de escrever por acabou ficando cego.
Quando escreveu a oração Salve Rainha, o monge Hermano claramente estava passando por muitas dificuldades e podemos perceber isso em alguns trechos da oração.
O trecho mais evidente é quando diz que “estamos chorando nesse vale de lágrimas”, mas apesar do tom de tristeza, a oração também passa uma mensagem de esperança e confiança em Nossa Senhora.
A oração tornou-se muito conhecida e passou a ser rezada em muitos lugares, inclusive, um século mais tarde, foi cantada na catedral de Espira, na presença de diversas personalidades importantes, entre elas, o Imperador Conrado, que era um Imperador Romano-Germânico e também o São Bernardo, que é conhecido como “cantor da Virgem Maria”.
E foi nesta ocasião que o trecho “Ó clemente, ó piedosa, ó doce e sempre Virgem Maria” foi adicionado ao texto original.
O monge Hermano Contracto faleceu em 21 de Setembro de 1054, de causas naturais, ainda em Reichenau.
Foi beatificado em 1863 e comemora-se o dia em sua homenagem em 25 de setembro.
Mesmo depois de quase 1000 anos de sua criação, a oração Salve-Rainha é muito conhecida e muitos fiéis se identificam com ela.
Principalmente com a mensagem e os sentimentos que essa oração desperta. Que vão desde o sofrimento, a aflição e a dor, até a esperança depositada em Nossa Senhora.
Para saber mais sobre esta oração veja este link.
Também pode interessar:
Espero que tenho gostado da oração e que a Mãe Misericórdia esteja sempre consigo…
Somos uma equipe de 3 pessoas que colaboram entre si, trocando ideias e compartilhando conhecimento sobre o que realmente gostamos, religião…
Conheci o Salve\Rainha graças a minha vó paterna que a orava sempre que uma situação mostrava-se difícil. Aprendi alguns trechos ainda na infância e ao ver a minha vó orando-a no terço acreditava que era uma oração longa. Hoje descubro que não. Senti saudades de minha vó que se foi quando eu estava com 21 anos, hoje tenho 44. Aprendi tanto com ela… E rogo a Deus que hj ela esteja em um bom lugar tendo em vista tudo o que ela sofreu em vida.